Governo monitora chuvas e traça estratégias para minimizar danos no Maranhão

O vice-governador Carlos Brandão se reuniu, nesta quarta-feira (12), com secretários e técnicos do Governo do Maranhão para traçar um plano de prevenção contra chuvas no estado. De acordo com os relatórios meteorológicos deste ano, o maior índice de chuvas deve acontecer entre o fim de janeiro e início de fevereiro.

Os dados são do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (NuGeo/Uema). As estimativas dos relatórios apontam para um crescimento do volume de chuvas entre 20% e 80% acima das médias históricas.

Os dados deverão subsidiar ações de prevenção do Governo do Maranhão a possíveis danos causados pelas chuvas, tanto em áreas rurais quanto urbanas.
O meteorologista da Uema, Hallan Cerqueira, destacou a importância da pesquisa científica para o planejamento do poder público.

O Governo deverá formar um grupo de trabalho para tratar especificamente do planejamento de ações de prevenção e combate aos danos causados pelas chuvas.
Também participaram da reunião os secretários de Estado do Meio Ambiente, Diego Rolim; da Agricultura, Luís Henrique Lula; e de Programas Estratégicos, Luís Fernando Silva; a adjunta da Casa Civil, Bruna Mendonça Silva; o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Sandro Amorim; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Santos; o diretor de Estudos e Pesquisas do Imesc, Luiz Jorge Dias; o reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa; o coordenador do NuGeo, Jucivan Lopes; e o meteorologista Carlos Márlio de Aquino, da Uema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s